3 de out. de 2010

Do começo ao Fim.............................................. Cinemão

Do Começo ao Fim

Diretor: Aloizio Abranches
Roteiro: Aloizio Abranches
Produção: Brasil, 2009

Elenco

Rafael Cardoso
João Gabriel Vasconcelos
Júlia Lemmertz
Fábio Assunção
Gabriel Kaufman
Lucas Cotrim



Sinopse

Do Começo ao Fim trata de amor incestuoso, dois meio irmãos desde cedo deixam seus pais perceberem que há algo mais ali. O filme conta o nascimento deste amor desde a infância a sua realização.

Comentários

Os que sabem um pouco mais de mim, sabem de minha relação com mio fratello. No filme trata-se de meios irmãos, nem por isso menos irmãos. Dia desses li uma critica que acha demasiada a dependência de um pelo outro. Coitado este não sabe o que diz. Sei o quanto dependo emocionalmente de meu irmão. Encontro-me em seu coração, me perco quando longe de sua presença. Talvez relações incestuosas entre irmãos sejam uma forma de ser gêmeo univitelino nascidos em datas diferentes. É verdade que filme tem clichês, mas o que não tem? A vida e mesmo a historia inteira da Humanidade é cheia clichês. Outra verdade é a falta de conflitos no enredo. E quanto à parte técnica me parece iluminado demais. Defeitos pequenos que são passados pra trás pela ousadia do tema e pela coragem do Diretor.
Alguns críticos gostam de filmes que trazem grandes pensamentos e conflitos perfeitos, acham que o filme foi leve demais e acusam de abusar de cenas eróticas. Não seria mais fácil achar que toda história tem seu caminho? Que pôr num filme como esse, seriam demasiado mais conflitos? Digo de cátedra, pois em meu amor com meu fratello nunca tive culpa, nunca sofri, sempre fui feliz. Sou feliz com ele mesmo quando esse meu pestinha me causa problemas. O grande e grave problema mesmo seria ficar sem ele, sem o toque de sua pele, sem seu sorriso e carinhos. Talvez quem nunca viveu uma história assim não entenda a grande importância do ato sexual entre incestuosos, no ato, no sexo, no beijo e no toque nos misturamos de novo, somos um só como poucos amantes são em suas vidas. Conheço cada célula do corpo de mio fratello e ele chama as minhas por nomes íntimos, a relação sexual é, portanto quando somos mais irmão que nunca.
Talvez se o filme tratasse dos conflitos e horror causados na família fosse longo demais ou chegasse a ser até trivial.
A história de amor e dependência a mim, que vivo tal situação me parece realmente verossímil. Foi contado de forma bonita e simpática ao público, também disso entendo. Alguns ao lerem o conto que exposto minha vida se choca quando falo de nossa primeira relação, mas conhecendo intimamente a história passam até a entender e achar quase sagrado nosso amor.
É um filme de orçamento baixíssimo, o diretor depois de procurar vários produtores que sugeriam que a história fosse mudada para um casal hétero ou sobre primos, encontrou apoio na produtora do ator Marco Nanini.
Trata-se de uma historia romântica de amor, a grande polêmica é primeiro serem dois homens, e segunda serem irmãos.
Um bom filme nacional, mas temos mania de exigir que nosso cinema seja perfeito, isso não é ruim, faz o cinema melhorar, mas penso que poderíamos ser mais simpáticos aos nossos filmes de boa intenção. Muito que reclamam de nossos temas e soluções levantam e aplaudem ao fim da exibição bobagens feitas por outros países.
A mim não importam os problemas do enredo, cinema não é sala de psicanálise e acho de verdade que o grande conflito que falta na tela se passa na cabeça de cada espectador. Vejam o filme, façam como eu que só leio criticas depois de assistir. Os atores são belos, a historia é bonita, o erotismo real a meu ver. Fodam-se os defeitos, vamos ver um filme para divertir e dar razão a uma hora de papo com amigos numa mesa de pizza.
Não sou critico de cinema, sou apenas um apaixonado pela arte, e neste caso em especial sou parcial sim, pois vivo um amor bem parecido ao que vi na telona e isso me tocou bastante, por vezes já me senti sozinho juntos com meu irmão em nossa história. Mas sei que isso não é verdade, o amor sempre dá um jeito de nascer onde ele quer fincar raízes, e digo mais, quando ele veio para nós foi muito bem recebido e é muito bem vivido!

3 comentários:

  1. Eu tava esperando vc comentar sobre esse filme!!

    Eu vi duas vezes no cinema. Na primeira me distrai me apaixonando pelo filme, pela beleza dos dois caras, rs. Dps voltei e focalizei a historia, oq eles passam e tudo mais. A mãe merecia um premio pela maneira como lidou com o começo do relacionamento deles.

    Gosto mt desse filme, vi antes de começar a ler tua historia, e logo q comecei, associei de cara. Fico feliz por vc mencionar esse filme Teo.

    Bjo grande.

    ResponderExcluir
  2. acompanho-te desde antes do blog...qndo ainda postava na comu do orkut...tenho o prazer de poder chamar-te de amigo e assim ser chamado por ti...de td que já passou por aqui...acho que é o post q mais tem a tua identidade...esse filme eh a tua cara...
    Bjo Grande
    Will

    ResponderExcluir
  3. Lê e Will!

    Eu tava receoso de postar sobre este filme justamente pelo paralelo com a minha vida, queria ser mais imparcial. Depois me toquei que arte é provocação, arte é parcial sim! Então pus meu coração como sempre faço na analise das coisas que gosto. Obrigado pela companhia de sempre.

    Bacci.

    ResponderExcluir