18 de fev. de 2011

NSP Cap 47... Eu aprendo, tu aprendes, nós aprendemos!

Saímos para jantar, comi feito um Neandertal. Levei os meninos para ver uma bela retrospectiva de Salvado Dalí. Falamos sobre a visão do tempo e dos sonhos pessoais, da urgência moderna na visão do celebre pintor. Fomos ao Rockfeller Center, tomamos gelato italiano numa esquina da 5° avenida logo depois do RC.
Tinha na cabeça a idéia de incutir algo mais grandioso na cabeça dos meninos que faziam de sua passagem por New York uma farra memorável. Estavam estudando sim, isso é valido e têm me deixado muito orgulhoso. Mas apesar de estudarem como loucos eu achava que eles estavam perdendo uma visão macro das coisas. Diferente de mim eles são menos observadores e muito mais imediatistas com o mundo. Faz parte da geração deles passar pelas coisas sem ver. New York é aglomerado gigantesco de informação é preciso olhos de ver, para não perder a parte mais importante das coisas, não só lá como em qualquer lugar deste mundo. Também senti diferente do que eu sempre soube deles, um consumo de coisas bobas, estavam percebendo o poder da grana. É fácil se contagiar numa terra que tem sua economia movida pelo consumo desenfreado de inutilidades. Onde a grana fala mais alto que qualquer valor. Tive uma idéia. Perguntei.
-Vocês têm alguma aula imperdível na Segunda-feira?
-Nada que não dê para recuperar.  Responderam
-Ok! Amanhã é Domingo, queria ir com vocês a ChinaTown. Mas se vocês toparem acordar bem cedo vou levá-los num lugar que nunca vão esquecer.
-Onde? Perguntou o Léo
-That’s the big surprise, pretty boy! Respondi.
Chegamos em casa e arrumei as coisas para o que tinha na cabeça. Dei uns telefonemas e resolvi tudo a contento.
Acordei bem cedo, às 4:00 da manhã me vesti com um conjunto de moletom e corri cerca de 8 ou dez quadras até a Brooklyn Bridge, adoro vê-la ao amanhecer. Segui pela East River Drive, passei pelo Financial District. Voltei por West River beirando o Hudson. Fôlego do carai! Matteozão ta em cima ainda!
Tinha deixado os despertadores da casa para acordar os meninos as 05:30 e deixei à vista um bilhete para que estivessem prontos quando eu chegasse. 
Quando voltei estavam prontinhos sem saber o que faríamos.  Falei:
-Peguem um agasalho pesado, e seus passaportes. Vamos a Vancouver.
-Canadá? Perguntou o Lipo.
-Bem, espero que eles ainda façam parte do Canadá e não tenham se tornado chineses sem nem avisar pro resto mundo.
-Bigs! Vancouver fica na costa West do Canadá!
-KKKKKKKKKKKKKKKK e em relação ao Pacifico ela está no East não é? Corram ou faço vocês irem a pé, nosso vôo sai daqui a 90 minutos.
Chamei um cab.
O transito é civilizadíssimo nos Domingos, pegamos o Holland Tunnel para Jersey, atravessamos de novo o rio pegando a New Jersey Turnpike e rapidinho estávamos no Newark Airport.  Corremos para o portão de embarque. Por sorte o Léo tinha lembrado de fazer o check-in  via web no caminho.  5 horas depois desembarcamos no moderníssimo Aeroporto Internacional de Vancouver. Vancouver é em minha opinião a mais bela cidade canadense. Mais da metade da população é de imigrantes, na maioria asiática. Vancouver consegue reunir todo o talento canadense para aglutinar e respeitar culturas, coisa que nós brasileiros também fazemos de forma natural. Mas eu queria mostrar para os meninos uma coisa que no momento passaria longe dos olhos deles.
O Lipo e o Léo estavam animadíssimos, conversamos bastante durante o vôo e vim falando sobre minha expectativa da viagem que faria pela Ásia, do modo como minha cabeça estava mudando em relação aos meus cuidados com os que amam. Disse-lhes sinceramente que quero fazer mais coisas por mim. Contei-lhes de minhas conversas com o Cado e claro pedi-lhes o apoio que eu necessitava para fazer esta viagem de forma tranqüila.
O Lipo.
-Ma Grandotte, por que nos trouxe até aqui? Poderia ter dito tudo que disse em qualquer lugar!
Eu.
-Sei disso fratello, mas meu amor. Vejo em vocês algo que não estou curtindo! Vocês tão me dando muito orgulho com suas conquistas, mas queria que vissem que o mundo é muito mais que dinheiro e esse sucesso-pop. Sucesso Lipo é estar bem consigo mesmo, é estar saudável, é ser útil para os que nos cercam. Sucesso fratello não deve ser medido com roupas de grife e saldos altíssimos no banco. Por isso trouxe vocês pra cá, essa cidade mistura o oriente e ocidente de forma menos selvagem que New York. Tem uma natureza exuberante. Vou mostrar pra vocês como é verdade tudo que digo.
Pegamos um taxi e pedi que nos levassem a um hotel que uma vez eu havia conhecido com o Cado, ele fica perto das Rochosas, a imensa cadeia de montanhas que na verdade é a continuação de nossos Andes latinos.
Quando chegamos na estrada que leva ao hotel era impossível não ser tomado pelo gigantismo das Rochosas, pela exuberância da paisagem natural que nas Américas só vi igual no Brasil e no Canadá, ao menos de forma pura, virgem, intacta. Uma grandiosidade que comove o mais brutos dos homens.
Paramos numa espécie de belvedere, um local para admirar a beleza do lugar, onde as montanhas se juntavam umas às outras formando uma muralha imensa, aos seus pés a beleza selvagem e verde das florestas da Columbia Britânica, um mar de sequóias imensas, pinheiros maiores que arranha-céus. A monumentalidade daquilo nos deixa sem fôlego.  Do outro lado do belvedere via-se um rio imenso que serpenteava pelos vales profundos de um verde insano. O cheiro daquele lugar era natureza pura, o vento frio nos trazia o cheiro nativo das Américas.  Falava tudo isso pro meninos e dizia mais.
Sabem? Estas montanhas estão aqui desde que a placa da América encontrou com aplaca do Pacifico. Elas são cicatrizes das mudanças que nosso planeta passou e passa através dos milênios. Não é certo dizer que elas sempre estiveram ai, nem que vão estar para sempre. Pois cada vento chuva, nevasca, terremoto as destrói pouco a pouco. Se a Terra durar o bastante quem sabe um dia não haverá aqui imensas planícies?
Era isso irmãozinhos que eu queria mostrar pra vocês. Quase tudo que nos cerca é mais importante que a riqueza material, tudo passa. Como eu disse ontem ao Léo, basta um tropeço meu e tudo que eu fiz financeiramente se desfaz em segundos. Mas sabem o que nunca vão poder me tirar? O amor e o carinho do Cado, de vocês, os amigos verdadeiros que fiz, as coisas que aprendi, os sonhos que sonhei. Tudo de verdadeiramente bom que eu fiz estará comigo em muitas e muitas vidas.
Gosto sim e tenho certo orgulho de ter crescido, ter feito dinheiro, afinal ele é necessário para nossa vida. Mas nem todos os milhões pagam o carinho que, por exemplo, a Estelita tem por nós, e por outro lado o dinheiro me serve para ajudar a educar os meus afilhados, empregar com dignidade a quem nos serve, ajudar quem realmente precisa. Sabe Lipo? Foi por mais ou menos este motivo que abandonei a montanha de dinheiro que Brasilia me proporcionava. O Lobby é uma coisa nojenta, ao menos da forma como os políticos o entendem. Percebi fratello mio que estava fazendo uma montanha de dinheiro em cima de trabalho nenhum, apenas em troca de jantares, favores, tapinha nas costas e como mágica milhares de dólares eram depositados em minhas contas. Não! Nunca foi dinheiro do povo, era dinheiro das comissões dos projetos aprovados. Mas era uma coisa tão sem sentido fazer tanto dinheiro apenas com um jantar caro, uma prostituta de luxo oferecida a um político sujo. Que isso me enojava deveras cara! Foi por isso Lipo que me desfiz de boa parte desse dinheiro aplicando em ações sociais. Não sou perfeito meu irmão também já fiz bobagens. Nunca roubei de verdade, mas de certa forma compactuava com o que via, compactuava pela omissão. Posso me defender dizendo que protegia os empregos de nossos empregados, mas sem querer tirava de outros.  Quando essa ficha caiu Lipo, mudei minha vida. Mudei minha vida Lipo, Léo por que percebi que as coisas mais importantes de minha vida eu aprendi sem gastar um tostão. Aprendi ouvindo nosso babbo e suas admoestações sobre caráter e honestidade. Aprendi dividindo um pão francês em dois para comer no almoço e no jantar, aprendi pensando enquanto andava a pé quilômetros para ir ao meu primeiro trabalho. Aprendi toda vez que precisei de um amigo de verdade, toda vez que vi um sorriso em um miserável ou numa criança que aprendia as primeiras letras.
De novo falo que não sou mais esperto, nem mais sábio que ninguém. O modo como me foi apresentada a vida me fez perceber coisas mais cedo que os outros, apenas isso.
Olho com muita curiosidade tudo que me cerca. É importante observar cada coisa que nos passa.  É muito importante meninos fazer um balanço toda noite quando vamos dormir. Pensar no que erramos. No que acertamos. No que poderemos fazer melhor da próxima vez. É importante respeitar cada ser humano que passa em nossas vidas, o mundo dá reviravoltas incríveis ninguém pode prever quem vai nos estender a mão um dia. Você lembra Lipo do cara que me trouxe e me tratava como lixo? Lembra de quando o encontrei literalmente dormindo na sarjeta? Lembra que te disse que não era favor nem vingança eu estender-lhe a mão? Pensem bem! Como poderia odiar um cara que eu também usei? Não fui só vitima não! Usei meu físico e meu sexo para seduzi-lo e fazê-lo me servir de passagem de ida para um mundo que eu sonhava conhecer. Ele foi o ponto inicial de minha vida.
Tô falando toda essa ladainha pra vocês para que não percam a chance que vocês estão tendo. Vocês estão na capital do mundo! Estão estudando nos cursos mais respeitados. Curtam a vida sim! Paquerem namorem, trepem. Mas não deixem de ver o que se passa em volta de vocês. Aproveitem o centro de arte que é New York e alimentem seus espíritos. Aproveitem a diversidade cultural e conheçam cada uma sem preconceitos e tabus. Tentem absorver tudo que passa por vocês, tentem aprender tudo. Sim aproveitem os lugares fashions, os homens e mulheres bonitos, mas não deixem de perceber e todos que passam por vocês. Sebem? Aprendi mais ouvindo a Estelita, uma simples governanta e a meu babbo um simples lavrador do que ouvindo políticos e grandes empresários em salões luxuosos. Mas notem que eu disse que aprendi mais e não que não aprendi nada com os tais politicos  e empresários. Sejam humildes todos podem ensinar alguma coisa. Até o que não deve ser feito. Qualquer pessoa de qualquer idade tem algo a ensinar. Lembro-me que quando ia visitar as obras da Hidrelétrica vi um moleque de uns dez anos ajudando os pedreiros. Na hora pensei que estavam explorando a mão de obra do garoto e chamei-o para conversar. Ele veio com a cara toda suja de poeira e um capacete dançando na cabeça.
Depois de pergunta-lhe o nome e me apresentar. Falei.
-Por que você não está escola?
-Estou sim, vou pela manhã, depois venho pra cá.
-E que horas estuda, digo faz os deveres?
-Desde a hora que chego aqui, vou observando os outros e aprendendo. Os trabalhos da escola eu faço quando chego à noite em casa.
Perceberam que esse menino do interior do nordeste faz desde criança tudo que eu aprendi. O poder da observação é imenso, pouca coisa supera. Por isso estava furioso com vocês ontem. Posso ter feito muita farra, posso de alguma forma sem querer ter dado maus exemplos. Mas sempre tentei mostrar especialmente pra você Lipo, sempre ensinei a respeitar as coisas dos outros a ter cuidado com o que não é seu e mesmo com o que é seu. Para que ter alguma coisa se não for para cuidar direito dela?
Passamos o resto do dia entre passeios maravilhosos, conversas longas e visitas a belos postos. Penso que consegui mexer com o coração deles. Despedimo-nos no aeroporto de Vancouver. Segui para a Europa e eles voltaram para New York, estavam mais calados e pensativos. Voltei feliz para Itália. Sabia que não mudaria para sempre meu amado Lipo, um dia ainda vou arrumar encrencas dele, mas tenho certeza, ou melhor, hoje sei que o Lipo e o Léo são mais atentos com a vida.

4 comentários:

  1. Mais uma liçao valiosa q eu aprendo contigo.

    Brigado Grande

    ResponderExcluir
  2. Gatao, que lindo.
    46 e 47 ensinam coisas muito boas a qualquer um, lindos, de verdade.



    Saudade,

    Leke.

    ResponderExcluir
  3. Matteo.. gostei mt desse capitulo me fez pensar um pouco na vida.. no que ja fiz e o que ainda posso fazer... vc é demais

    ResponderExcluir
  4. Bello,
    Perdi o comentário que fiz aqui mas foi mais o menos sobre a trajetória que vens tendo diante de tantas passagens. Conseguiste adquirir conhecimentos, vivências e experências tamanhas que mesmo por vezes tendo sido desagradáveis ou inesperadas, não apagaram a essência que tu trazes dentro de ti, essência esta que convictamente passas aos teus pelas palavras, gestos e ações. Essência esta que permanecerá semeada em cada ato de continuidade que um dia se dará pelo teu primogênito e pelos teus seguidores, sejam eles fraternos ou meros admiradores. Bacci

    ResponderExcluir